Ansiedade

17 Gatilhos comuns de ansiedade e como lidar com eles.

Ansiedade é uma condição de saúde mental que se manifesta como medo, preocupação incontrolável, pensamentos acelerados e vários sintomas físicos. Embora a ansiedade possa estar relacionada a uma variedade de áreas da vida, há certas coisas que podem aumentar ou desencadear ansiedade. O primeiro passo para lidar com a ansiedade é identificar seus gatilhos pessoais e, então, fazer um plano para gerenciá-los.

O que desencadeia a ansiedade?

Os gatilhos de ansiedade podem incluir hábitos, eventos da vida e estressores que parecem fora de nosso controle. Eles podem causar tensão, preocupação incontrolável, pensamentos acelerados, inquietação, irritabilidade e dificuldade de concentração. Gatilhos não gerenciados podem levar a ataques de pânico e sintomas mais graves.

Aqui estão 17 gatilhos comuns para ansiedade:

  1. Cafeína: A cafeína pode nos energizar, mas em excesso pode induzir ou piorar a ansiedade, especialmente para quem sofre de transtorno de pânico e ansiedade social. Muita cafeína pode impactar negativamente qualquer pessoa que lute contra a ansiedade.
  2. Falta de sono: O sono impacta a saúde mental. Não dormir o suficiente ou ter um sono de baixa qualidade pode desencadear e piorar a ansiedade, aumentando a irritabilidade e a dificuldade de concentração.
  3. Dieta desequilibrada/Pular refeições: Não ter uma nutrição adequada pode exacerbar os sintomas de ansiedade. Pular refeições pode causar queda no açúcar no sangue, ativando a resposta natural de ansiedade do corpo.
  4. Medicamentos: Alguns medicamentos, como corticosteroides, descongestionantes nasais, anti-histamínicos, medicamentos para tireoide e antidepressivos, podem desencadear ansiedade em algumas pessoas.
  5. Autonegligência: Não cuidar das necessidades físicas, mentais e emocionais pode gerar ansiedade. Sentimentos de desesperança, culpa e vergonha podem levar a altos níveis de estresse e ansiedade.
  6. Ambiente de trabalho: Responsabilidades e a natureza interpessoal do trabalho podem aumentar o estresse e a ansiedade, especialmente em ambientes de trabalho tóxicos.
  7. Problemas de saúde: Receber um diagnóstico difícil ou surpreendente pode introduzir, ou piorar, a ansiedade. Problemas médicos, como hipertireoidismo, podem levar diretamente à ansiedade.
  8. Eventos sociais: Para quem luta contra a ansiedade social, eventos sociais podem ser exaustivos e debilitantes. O medo de julgamento e a conversa interna negativa podem aumentar a ansiedade.
  9. Conflito: Discussões e desentendimentos aumentam o estresse e podem desencadear ou piorar a ansiedade, especialmente se você não estiver acostumado a gerenciar resoluções de conflitos de forma saudável.
  10. Preocupações financeiras: Estresse financeiro pode desencadear ou piorar a ansiedade, pois as finanças determinam se podemos atender às nossas necessidades básicas.
  11. Apresentações públicas: Falar em público ou fazer apresentações pode desencadear ansiedade e medo do palco devido ao medo de ser julgado ou rejeitado por outras pessoas.
  12. Próximos exames: Testes e exames exercem grande influência sobre nossas vidas, gerando um padrão de pensamento negativo e aumentando a ansiedade.
  13. Ambiente doméstico bagunçado: Uma casa desorganizada pode desencadear ou piorar a ansiedade, sendo um lembrete constante de tarefas por fazer.
  14. Transições de vida: Grandes mudanças ou transições, como se tornar pai, perder um familiar ou conseguir um novo emprego, podem desencadear ou aumentar a ansiedade devido à necessidade de ajustar-se a novas responsabilidades e identidades.
  15. Conversa interna negativa: Padrões de pensamento negativos podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na manutenção da ansiedade.
  16. Níveis de estresse: Estressores cotidianos e o estresse tóxico de responsabilidades prolongadas podem manter o corpo em modo de luta ou fuga, aumentando a ansiedade ao longo do tempo.
  17. Gatilhos pessoais: Gatilhos pessoais podem incluir imagens, sons, cheiros ou lugares que lembram eventos estressantes ou traumáticos, podendo aumentar ou piorar a ansiedade.

Identificar e entender esses gatilhos é essencial para desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento e gerenciamento da ansiedade.

Com a ajuda da psicanálise é possível identificar esses gatilhos, Agende uma sessão, hoje mesmo em um dos meus contatos…

Leave Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *